terça-feira, abril 20, 2010

Vida Profissional Online

Desde seu início, a internet colabora com corporações em tarefeas como transações financeiras, acordos comerciais e divulgação dos produtos e serviços. Além disso, para aqueles que buscam empregos, sempre houve (e ainda há) grande quantidade de sites caça-níqueis, que cobram determinada quantia para hospedar seu curriculo por algum tempo, dando a ilusão de quem grandes empresas buscariam talentos dentre estes milhares de curriculos. Claro que, assim como nas máquinas de Las Vegas, há alguma exceções, alguns sortudos que conseguem um bom emprego. Apesar destas exceções, a regra prevalece, e a maioria dos clientes que compra uma vaguinha para anunciar seu CV, acabam jogando dinheiro pelo ralo.

Com uma forte vocação para derrubar estes sites, em 2001 surge uma ferramenta chamada Plaxo e em 2003, com várias semelhanças, é fundado o Linkedin. Ambos funcionam como um CV online gratuito que, além de expor sua capacidade e histórico profissionais, também te dão a chance de se conectar a pessoas com quem já teve a oportunidade de trabalhar, formando um network virtual. Nestas ferramentas, o usuário expõe onde estudou, onde trabalhou, e com quem se relacionou nestes locais, podendo deixar depoimentos profissionais aos colegas.


Para as corporações, estas redes sociais virtuais passam maior confiabilidade na escolha de novos colaboradores do que os antigos “classificados de curriculos”, pois pode-se verificar do candidato qual a interação dele com o universo da empresa, se ele realmente já trabalhou na área e quais as opiniões sobre ex-colegas de trabalho a respeito dele.

Para contratantes ou contratados, sites que mostram seu network são uma vantagem, pois são gratuitos e exibem de forma bastante clara qual o nível de relacionamento do usuário com o universo no qual se propõe a trabalhar, e características como a escrita e criatividade.

0 comentários:

Postar um comentário