quarta-feira, abril 28, 2010

Tecnologia - Vinil x CD: A boa e velha briga

A discussão já foi pauta de muitas matérias, reportagens e mesas de boteco. O CD tem como defensores aqueles que se dizem mais modernos e práticos, e quem defendo o Vinil é geralmente mais saudosista, daqueles que vivem contando histórias do passado e dizendo “como era bom no meu tempo...”. O que quase ninguém sabe, é que a qualidade sonora do Vinil pode ser superior à qualidade do CD. Aí você me diz “O Queeeeee? Não é possííível!”, mas digo que sim, é possível e é real.


Aquele som chiado e estralado, característico dos Vinis produzidos até os anos 90 já não petence mais às bolachas pretas. A boa ou má qualidade do som depende, antes de qualquer coisa, da gravação. Se a gravação for feita num estúdio ruim ou com equipamentos danificados, o produto final provavelmente terá uma sonoridade desagradável, tanto em vinil, quanto em CD. Outro fator que define a qualidade é a masterização, que nada mais é do que a equalização das fequências da gravação, que valoriza cada faixa de som, cada instrumento ou efeito. Mas não se engane, pois masterização é uma arte que poucos profissionais dominam plenamente. Há profissionais especializados em masterização e gravação em CD, e outros que são especialistas em masterização e prensagem, que é o caso do Vinil.

Após estes processos o áudio vai para a gravadora, e aí é que mora a diferença. Para ser gravado em um CD, o áudio perde algumas frequências de grave, que a mídia digital não consegue reconhecer. Já na mídia analógica, o som é prensado exatamente como veio da masterização, sem perder qualidade. Ou seja, os sons mais baixos, aqueles que fazem o peito tremer quando tocado em um equipamento potente, são cortados quando colocados no CD.

Imagem por Bito Teles

Por isso muitos DJs de reggae, hip hop e música eletrônica preferem até hoje o Vinil, que além do charme e elegância que exibem, carregam uma qualidade sonora bem maior, que só a agulha de uma pickup consegue captar, fazendo a pista de dança sentir o som bater no peito.

Pra quem se interessa pelo assunto, no nosso blog parceiro DSCJ vai rolar uma promo bem bacana, fiquem de olho.

Por Rafael Henri

0 comentários:

Postar um comentário