terça-feira, maio 04, 2010

Saiba mais sobre: Opúsculo, a paródia.



Vampiros românticos,bonzinhos e ofuscantes.Brilhantes,perfeitos e ricos.Nada de sangue e tripas.Apenas um amor impossível e lindo,do cara fortão e perigosos e da garota normalzinha que todo mundo tá afim...
Não!Nada disso.Para quem não agüenta mais ou nunca curtiu essa linha vampiresca pura e romântica,Opúsculo pode ser a pedida certa.O livro é uma paródia do livro Crepúsculo, da escritora Stephanie Meyer. Opúsculo pertence ao grupo THE HARVARD LAMPOON,que já realizou sátiras de filmes famosos,como O Senhor Dos Anéis.O título orginal nos EUA é NigthLIght,e para variar temos uma tradução do título "Nada a ver" Sendo que opúsculo, em português,significa pequeno folheto.
Nem sempre, claro, o livro rende risadas,mas o interessante é que ele pode ser lido tanto por quem acompanha/acompanhou a saga escrita,como por quem somente assistiu os filmes, sem deixar um buraco negro na interpretação. A idéia em si é apelativa. Ele pode ser associado ás párodias de filmes famosos,com aquele típico humor exagerado,como a seguir:

“Quando neva, as regras de estacionamento não são aplicadas,então parei na rua e comecei a caminhar em direção à entrada lateral da escola.Foi quando tudo aconteceu.
Não foi em câmera lenta, como um velho caminhando, mas também não foi em câmera rápida, como um velho correndo. Foi como acontece quando você toma um gole de uma bebida energética que tem o desenho de um crânio, embora sua mãe diga pra não faze-lo, e seu cérebro meio que acelera enquanto você poe na boca e então vai mais devagar quando você engole e acelera e vai mais devagar até você vomitar.E então você bebe outra de pirraça.
Aquilo veio em minha direção através do céu num arco perfeito, tão rapidamente que eu sabia que não seria capaz de sair do caminho. Nunca tinha imaginado como morreria, mas tinha meio que esprado que fosse numa guerra. Nunca havia pensado que seria ssim: Com uma bola de neve.
E então,de repente,Edwart estava na minha frente, seus escuros, crespos e desgrenhados cachos bloqueando minha visão, quando escutei um gigantesco plaft!Não podia acreditar. Não era possível! Edwart havia me salvado!

-Como você...Como?-perguntei, correndo os olhos da minha capa perfeitamente imaculada para sua jaqueta, toda suja de neve. Mas Edwart não estava escutando. Um sorriso largo, quase do outro mundo, se espalhava por seu rosto.
-Prepara-se para a morte Nemesis!
Eu não podia acreditar!Agora Edwart estava me defendendo!
-Edwart!Edwart!Você salvou minha vida!-gritei-pare com esse interminável ciclo sem fim de vingança!-Saltei sobre suas costas para deter a violência demoníaca do qual era capaz,e duas bolas o atingiram na cara.
-Uhh-disse ele,livrando seus braços-Ei,me larga garota!Você vai me deixar com cheiro de menina!
Eu o deixei ir,assombrada. A neve estava derretendo do seu casaco, como se não tivesse aderido nele.
-Como faz isso?-perguntei,ocultando com sucesso meu absoluto medo de sua força sobre-humana.(...)”


Edwart Mullen é um geek que tem medo de garotas. É fraco,a ponto de não conseguir erguer um galão de suco.mas Belle Goose acha que isso tudo é um excelente disfarce,e que na verdade ele não é humano. O ponto principal,não está na idéia em si,mas na narrativa.Por vezes,e muitas,ela se assemelha realmente à narrativa de Stephanie Meyer,com descrições exageradas e palavras rebuscadas.
O livro é da editora Novo Século,e pra quem quer ter uma visão crítica dessas obras,com uma boa dose de ironia,é uma ótima escolha.

0 comentários:

Postar um comentário