terça-feira, maio 18, 2010

O Livro do Cemitério-Neil Gaiman

Em uma certa noite,um homem chamado Jack entra em uma pequena casa próxima ao cemitério.Em sua mão,uma faca tão fina,capaz de matar alguém sem que a pessoa a sinta tranpassá-la.Depois de matar dois adultos,Jack sabe que falta alguém.Um bebê.Mas no cômodo de cima,o bebê,muito agitado,encontrou a porta da sala aberta,e fugiu colina acima,indo para o cemitério.


A história é sobre esse bebê,chamado pelos mortos do cemitério de Ninguém Owens,ou Nin.Logo ao chegar,a forma tremeluzente e sem cor de sua mãe,recém-falecida,pede aos mortos que cuidem dele.
Nin ganha um guardião,o misterioso Silas,um vampiro,(ainda que não explícito),além de pais,os Owens.Nin,ao chegar,ganha A LIBERDADE DO CEMITÉRIO,que faz com que ele possa sumir,não fazer ruídos,tranpor portais e outras coisinhas mais,a princípio dons concedidos para os mortos.

O assassino dos pais dele não deixa de persegui-lo,e a luta central é exatamente essa:
Deixar o cemitério,correndo risco de morte,ou permanecer com os mortos,mas com vida.Ironias á parte.

O ponto mais alto do livro são as questões em torno dele,e no que ele nos faz pensar.Nin ficou tanto tempo preso,porém deixou de desfrutar de 15 anos de sua vida por...Proteção.Ele sentia falta de pessoas respirando à seu lado,mas simplesmente não podia sair do cemitério,não definitivamente.Ele tinha que acabar com seu maior problema,seu desafio,seu obstáculo,para que pudesse viver plenamente.Isso o fez ganhar coragem,amadurecer.E assim,ele pode ir em frente.


O Livro segue uma linha infantil.Sua narrativa e ágil e simples,porém ao mesmo tempo,suas descrições são frias e críveis,enquanto os personagens são profundos e cativantes.

Assim como fez em Coraline e Os lobos dentro das paredes, Neil Gaiman cria um mundo fantástico e fascinante. Ninguém e seus companheiros de cemitério são personagens adoráveis e mesmo os mortos são cheios de vida e alegria como raramente se acha em outros livros. Mais uma vez com o acompanhamento de luxo das belas (e sombrias) ilustrações de seu velho colaborador Dave Mckean, Gaiman apresenta um livro estupendo. E fica claro porque é um dos mais badalados escritores da atualidade. Com toda justiça.


O Livro do Cemitério valeu a Gaiman o prêmio Hugo, de ficção científica e fantasia, e a John Newbery Medal, dedicada à literatura infanto-juvenil, além de ter frequentado listas de mais vendidos e estar de passagem para o cinema por Neil Jordan.


Recomendadíssímo.

0 comentários:

Postar um comentário